Hello Tuesday!

Hello Tuesday!

Esta semana parce que passou a correr, ou não, tendo em conta as noites longas e os dias que parecem passar demasiado rápido para que consiga gravar na minha memoria cada suspiro do nosso bebé!

Sim, o nosso bebé já nasceu! Está agora a caminho das 2 semanas de vida e se por um lado tudo parece novo e em constante descoberta, por outro sinto como se ele fizesse parte da nossa vida desde sempre. Eu sei, parece cliché, mas que posso fazer se sinto cada palavra como verdadeira? Enquanto escrevo o nosso pequeno príncipe suspira tranquilamente no meu peito, dentro do sling. Descobri que esta pequena grande maravilha o deixa tranquilo em quase todas as situações. Os seus pequeninos gemidos anunciam que rapidamente irei parar de escrever, pois está a aproximar-se a hora de mamar. Não me importo. Adoro esse momento só nosso em que me perco no olhar dele, que se prende no meu como se nada mais existisse à nossa volta a não sermos nós os dois. Faço uma pausa e olho pela janela da cozinha mesmo a tempo de ver o entardecer no nosso terraço. Estes momentos de calmaria e silencio têm -me feito aproveitar pequenas coisas como um pôr do sol pelas janelas da nossa casa, quando antes parecia nem me aperceber dele.

Esta manhã dei por mim a pensar na importância que as rotinas têm nas nossas vidas. Sou uma pessoa de rotinas, sempre fui e acho que sempre serei. Pensar em rotinas quando tenho no colo um recém-nascido de pouco mais de 1 semana pode não só ser ambicioso como um pouco tolo também. Um recém-nascido não tem rotinas, nem é suposto ter. No entanto, para mim, como mãe pela primeira vez, a sensação que um simples acto rotineiro pode ter é algo realmente importante. Os meus horários mudaram, claro está, agora são os horários dele que se sobrepõem e, convenhamos, ele não tem de todo horários. No entanto, mesmo sem horário há algumas tarefas da minha rotina anterior ao seu nascimento que me fazem sentir bem, me fazem sentir no controlo desta situação tão nova para mim. O meu horário de acordar não é mais o mesmo, até porque acordo várias vezes ao longo da noite para dar mama ou trocar as fraldas, no entanto, todas as manhãs mantenho a rotina de fazer a nossa cama e arrumar o nosso quarto. Considero o acto de fazer a cama todas as manhãs uma acção sub valorizada. Fazer a cama todas as manhãs é para mim sinal de uma primeira tarefa cumprida. Esta por sua vez, faz-me sentir capaz e motivada a cumprir outra e mais outra tarefa! O meu duche matinal, o cuidar de mim todos os dias não só me faz sentir bem comigo mesma como me ajuda a sentir-me segura de que vai ser um dia bom. Descobri que ler todos os dias algumas páginas do livro que comecei antes do nosso bebé nascer me dá uma sensação de continuação e não de que é tudo novo agora. Dá-me uma sensação de rotina boa!

Lá está, são as pequenas coisas. Quem sabe desse lado não está, também, uma mãe de primeira viagem, á procura de pequenas coisas da sua rotina passada nesta nova vida de maternidade, tão doce, tão apaixonante, tão excitante e assustadora às vezes pelo medo de não fazer algo tão bem… Por aqui a aproveitar cada segundo que posso e a querer parar o tempo para que não passe demasiado rápido…

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.