Third Trimester Checklist! (Check List do Terceiro Trimestre!)

Sou uma pessoa naturalmente organizada.

Não funciono bem em ambientes desorganizados e gosto de viver e trabalhar em espaços com ordem. Por isso, ter uma check-list de último trimestre para que tudo estivesse a postos para receber o nosso bebé faz-me todo o sentido. Se também tem um pimpolho a caminho e anda meio perdida com as várias listas do que é realmente importante ter pronto para a chegada do rebento, talvez este Post seja perfeito também para si!

Claro que a maioria de nós começa a planear o quarto de bebé ainda antes de engravidar! No meu caso já tinha escolhido cada pormenor e cor do quartinho ainda antes de ter a confirmação! Mas hoje não vamos falar de decoração, vamos falar de alguns pontos importantes que por vezes nos esquecemos e que irão dar, certamente uma ajuda imensa no pós-parto.

  1. Dispensa e Frigorifico repostos.

Sim, eu sei, pensava que ia começar a falar aqui de fraldas, mas a verdade é que nem só de fraldas se faz o pós .parto! Apesar de não ter ainda uma dispensa recheada nem o congelador cheio de comida, temos já um Plano mais ou menos definido para os primeiros dias em casa com o nosso bebé. No nosso caso, temos diversas opçoes de take away e ainda dois supermercados na rua onde vivemos e decidmos não nos preocuparmos com “atestar” a cozinha. No entanto, a ideia de ter algumas refeições congeladas parece-me excelente. Nao precisa ser nada demasiado complexo, mistura de legumes semipreparados uma caixa de hamburgueres e quem sabe uma caixa de sopa pode ajudar imenso naqueles dias em que nao me apetece cozinhar ou sair para comprar. Se o take away é também uma opção para si, fantástico, senão lembre-se de fazer algumas compras de essenciais antes das ultimas semanas. Como tenho lido que a amamentação dá uma fome imensa e, por norma, já fazia um pequeno lanche a meio da noite ainda antes de estar grávida…decidi comprar alguns snacks práticos para ter numa das gavetas da minha mesinha de cabeceira. Não é preciso entrar em grandes compras, no meu caso comprei frutos secos, barrinhas de cereais e alguns pacotinhos das minhas bolachas preferidas e comprometi-me a não comê-las nestas semanas antes do bebé nascer (nada fácil aviso ja´!). Como irá ver mais à frente a minha mesinha de cabeceira foi também reorganizada no sentido de se transformar numa pequena estação de apoio ao Pos-parto a vários níveis!

2. Limpar e Organizar a Casa

Sei que não é fácil nas últimas semanas de gravidez fazer a rotina da casa como estamos habituadas…se puder contrate ajude, caso contrário veja se alguém pode auxiliá-la com algumas das tarefas mais pesadas. Uma aspiração a fundo, sobretudo em todos os tapetes e sofás da casa, irá ajudar a eliminar o pó e pêlo residual e a eliminar ácaros propensos a alergias. Fazer uma máquina com as mantas da casa (cá em casa temos imensas e faço a sua lavagem com regularidade), quem sabe tirar os cortinados para limpar e aproveitar para limpar aquele armário que usa diariamente e precisa de ser reorganizado. Apesar do plano ser amamentar o nosso bebé, fiz questão de desocupar um prateleira grande e uma gaveta da cozinha para que a futura louça tenha um sitio especifico para ser guardada. A prateleira ficou perfeita para guardar os biberões, o esterilizador, um futuro aquecedor de biberões, escovilhão e sacos de conservação de leite materno.

3. Preparar as Malas de Maternidade

Deixar a nossa mala e a mala do bebé prontas para sair para o hospital é algo que deve ter em mente. Não deixe para as 40 semanas ,pois a maioria dos bebés nasce a partir das 37 semanas e ninguém quer estar com contrações a preparar uma mala… Eu admito que a minha ficou pronta pelas 35 semanas, mas tinha já uma lista com todos os items que pretendia levar para que não me esquecesse de nada.

4. Monte o Berço

Bem sei que nos primeiros meses de vida o bebé dorme no quarto dos pais. No entanto considero que montar o berço alem de essencial para alguma sesta diurna por exemplo, é tambem um ponto de viragem . Cá em casa foi um.momento importante para nos, pusemos uma playlist enquanto o montavamos e desfrutamos deste momento pelo qual sonhámos a dois!

5. Monte o Next to Me

Admito que este é um assunto sensível para mim, pois nao queria nem por nada ter este enorme mono no.meu quarto…lutei o máximo que pude e pesquisei até à exaustão por um artigo que me agradasse mais esteticamente e que cumprisse a mesma função…nao encontrei. pelo menos não um que servisse ate aos 6 meses de vida do bebé, pelo que tive que ceder. Seja como for o importante é ter este “berço ” correctamente montado antes de chegar do hospital.

6. Prepare um Kit Pós-Parto para si!

Temos tendência para deixar tudo pronto para receber o bebé, mas não nos podemos esquecer que no regresso a casa também nós mães vamos estar algo limitadas. A ideia de ter um conjunto de items reunidos que possam facilitar a minha vida nos primeiros dias dá-me algum conforto. Por exemplo, é boa ideia disponibilizar uma gaveta do wc (ha quem compre um carrinho para esse efeito mas gosto de aproveitar o que ja tenho e preferencialmente que nao ocupe mais espaco em.casa) para colocar alguns items como pensos higiénicos, um bidé portátil, pomada para hemorróidas ( parece que é bastante comum aparecerem no pos-parto…), micro clisteres ( preventivamente), toalhitas, roupa interior extra, etc.

Numa das gavetas da minha mesinha de cabeceira decidi colocar alguns items de apoio à amamentação tais como: discos de amamentação, pomada de lanolina para mamilos, massajador eletrico (existem algumas.opcoes no mercado que prometem ajudar quando ocorre ingurgitamento mamário entre outros problemas tipicos da amamentação), bomba eletrica de amamentação, colector de leite (eu comprei o.meu da marca Elvie por ser facil de colocar dentro do soutien e nao ter de segura-lo enquanto o bebé mamar na outra mama)….

7. Criar uma estação de muda fraldas no nosso quarto

Bem sei que todas nos lembramos de ter a zona do muda fraldas no quarto de bebé pronta, mas por vezes esquecemo-nos que a meio da noite pode não dar o maior jeito sair do nosso quarto para mudar uma fralda…lógico que vai depender do espaço de cada casa e da distância entre quartos. No entanto é uma questão a colocar. Cá em casa os quartos são um em frente ao outro, mas considerei importante evitar a meio da noite estimular mais o bebé ao sair do quarto e acender outra luz para uma eventual mudança de fralda. Por isso, uma vez mais, desocupei uma das gavetas de uma cómoda do nosso quarto e reuni os seguintes items: fraldas, resguardos, pomada para assaduras, fraldas musselinas, 1 ou 2 pijamas extras (caso haja algum vazamento de fralda a.meio da noite), toalhitas, compressas, um swaddle extra caso pense usar, um conjunto de lençol extra para o Next To Me (mais uma vez…nunca se sabe quando um vazamento de fralda vai acontecer a meio da madrugada…).

8. Prepare o seu Carro

Atualmente, segundo as normas, nenhum bebé tem alta do hospital sem estar devidamente colocado no ovinho. Sabia disso? Eu não lol francamente nunca pensei que fosse necessário levar o ovinho até ao quarto e que este fosse verificado por um enfermeiro antes da familia sair. Acho óptima a iniciativa no sentido de garantir que o bebé irá viajar em segurança até casa. Seja como for, não deixe para a última a montagem deste item porque no que nos diz respeito não achámos a coisa mais fácil de montar no carro. Não esqueça também de colocar o redutor no mesmo.

Aproveite para dar uma aspiradela e lavar o automóvel, todos nós sabemos a quantidade de pó e sujeira que um carro pode ir acumulando e vai ser o primeiro lugar em que vai transportar o seu bebé depois de sair do hospital.

9. Esterilize chuchas, biberons e peças da máquina de extração de leite

Segunda os artigos mais recentes, já não é necessário esterilizar nenhum destes artigos. Sim, leu bem, basta lavar com água e sabão neutro e estão prontos a usar. Apesar de saber isso e, indo contra as recomendações , decidi esterilizar tudo na mesma… Veremos o que irei fazer no decorrer do tempo, mas para já deixei tudo esterilizado até voltar a pensar no assunto. Caso o decida fazer recomendo que o faça com antecedência, a última coisa que vai querer é fazê-lo no regresso a casa do hospital.

10. Lave e passe a Roupa do seu Bebé

Não me refiro a lavar toda a roupa que comprou. Recomendo apenas que lave e passe a roupa e acessórios que tem desde recém- nascido até aos 3 meses de idade. Irá dar uma tremenda ajuda visto que os bebés parecem sujar-se com muita facilidade e trocar mais vezes de roupa do que uma modelo ao longo de um desfile… Inclua aqui os lençóis do next to me, as fraldas de musselina que vai usar o tempo todo e algum brinquedo que tenha comprado para os primeiros tempos.

11. Monte o seu Saco de Fraldas

Pode até não parecer um item essencial, mas vai dar uma enorme ajuda na hora em que precisar de sair pela primeira vez de casa com o seu bebé, provavelmente para a primeira consulta e o teste do pezinho. Mesmo que não esteja completa pode deixar já na mala alguns items essenciais como fraldas, toalhitas, uma muda de roupa extra, etc.

12. Teste o Monitor de Bebé

Caso tenha comprado um monitor para ver o seu bebé, não se esqueça de o montar, carregar e verificar se funciona devidamente antes de necessitar dele. Decida também o local onde irá ficar, pois poderá ter de fazer furos na parede para o fixar e com um recém-nascido em casa….será mais complicado.

13. Cuide da Saúde dos seus Animais!

Aqui está um ponto importante a não esquecer e que é muitas vezes negligenciado por nós nesta fase em que o nosso pensamento é somente bebé, bebé e coisas de bebé. Verifique se as vacinas estão em dia, faça o check-up antecipado pois não sabe quando terá disponibilidade para ir ao veterinário, desparasite, dê banho se for o caso, escove, corte as unhas…e não se esqueça de higienizar os brinquedos e acessórios do seu patudo, que de forma tão querida gostam de oferecer para brincar ao novo membro da família. Crie uma rede de apoio para os mesmos, de forma antecipada, para quando for em trabalho de parto para o hospital. Se tiver um cão certamente terá de o deixar em casa de um amigo ou familiar, no nosso caso temos dois gatos e os meus pais ficaram já com um duplicado da chave para virem tratar deles durante a nossa (espero eu) curta estadia fora.

14. Agende a Primeira Consulta no Pediatra

Mais um ponto importante e que fiquei a saber recentemente…ao que parece é mais difícil conseguir uma vaga para determinados médicos pediatras do que para aquele restaurante da moda que acabou de abrir na capital… Por isso, fale com amigos e familiares com crianças, faça alguma pesquisa antecipada e depois de escolher o pediatra do seu filho agende uma consulta. Poderá fazê-lo como uma consulta pré-nascimento, para conhecer o profissional e ver se se encontram em sintonia, ou, simplesmente agendar uma consulta alguns dias após a data prevista de parto, informando claro está, que o bebé ainda não nasceu e percebendo a flexibilidade de ajustes depois. Para terem a noção a Pediatra que escolhemos para nos acompanhar faz consultas em 3 instituições e em duas delas só tinha vaga 4 meses após a nossa data prevista de parto….felizmente conseguimos agendar com ela na última instituição para a qual liguei!

15. Agende a Sessão Fotográfica de Recém-nascido

Nem todos pensamos em fazer uma sessão fotográfica profissional, mas caso o deseje fazer, escolha atempadamente o profissional e agende também com a previsão da data provável de parto.

16. Cuide de SI!

Aproveite as últimas semanas antes da chegada do bebé e tire algum tempo para si. Vá dar aquele corte ao cabelo que tanto queria, faça uma massagem, arranje os pés e as mãos se a faz sentir bem! Tirem algum tempo para os dois enquanto casal, jantem fora, vão ao cinema, passeiem no parque! Claro que voltaram a fazer todas estas coisas, mas provavelmente não terão disponibilidade nos primeiros dias, ou semanas para isso, como tal desfrutem!

k

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.